O uso dos Florais no resgate da saúde e da felicidade – Parte I

 
         O texto abaixo, assim como o próximo a ser publicado é de autoria de nossa amiga Mabel Christina Conde, Cirurgiã Dentista, especialista em Odontopediatria e Saúde Coletiva, habilitada em Terapia Floral pelo Conselho Federal de Odontologia, terapeuta floral pelo Bach Institute( Brasil), practitioner e professora autorizada do Sistema de Essências Florais de Saint Germain ( Brasil ) e Secretária da Câmara Técnica de Terapia Floral do Conselho Regional de Odontologia do Estado de São Paulo.
 
   Nos tempos atuais, com a vida agitada das grandes metrópoles, o isolamento das pessoas, assim como a falta de relacionamentos harmônicos, a busca pela saúde mental e emocional tem aumentado cada vez mais. A Terapia Floral vem sendo uma das ferramentas utilizadas por profissionais da saúde em geral com a finalidade de recuperar o bem estar, trazendo o equilíbrio emocional e consequentemente físico.
 
    O que é Terapia Floral?
   Terapia Floral é um método de tratamento onde são utilizadas as chamadas essências florais, com objetivo de harmonizar os sentimentos de ansiedade, depressão, traumas, cansaço e/ou outros desequilíbrios emocionais, que são tidos como fatores que impedem a cura das doenças físicas.
     O que são essências florais?
    Essências florais são soluções preparadas à base de água e flores, plantas silvestres, arbustos ou árvores, que restauram o equilíbrio emocional daqueles que as utilizam. Podem ser usadas sozinhas ou associadas a outros medicamentos alopáticos ou homeopáticos, não havendo contra indicações, pois sua ação é suave.
 O primeiro sistema elaborado, e o mais conhecido, é o Sistema de Florais de Bach, preconizado pelo Dr. Edward Bach. Existem também vários outros Sistemas de Essências Florais, nacionais e internacionais. Poderemos citar alguns, tais como: Sistema Floral Californiano  (EUA), Sistema Floral do Alaska (EUA), Sistema Floral Australiano, Essências Florais do Pacífico, Sistema Floral de Minas ( Brasil ), Sistema Floral de Saint Germain ( Brasil), Sistema Floral Filhas de Gaia ( Brasil ), entre outros.
 
    Vida e trajetória do Dr. Edward Bach
 
   "A saúde depende de estarmos em harmonia com nossas almas." Edward Bach.
 
   Dr. Edward Bach foi um médico muito a frente de seu tempo. Nasceu em Moseley, Inglaterra, em 1886, e foi uma criança intuitiva, delicada e independente, com grande amor pela natureza. Graduou-se médico, sendo que, posteriormente, especializou-se em cirurgia. Insatisfeito com as limitações da medicina ortodoxa e de como estava focalizada em curar sintomas, e acreditando que o tratamento eficaz deveria atingir as causas das doenças, decidiu seguir seu interesse por imunologia tornando-se bacteriologista. Como patologista e bacteriologista, tomou conhecimento da obra de Samuel Hahnemann, o idealizador da Homeopatia, e ficou surpreso com o fato de que este havia reconhecido a importância da personalidade da pessoa na doença, há 150 anos.
   Combinando estes princípios com seus conhecimentos, desenvolveu os "7 Nosódios de Bach ", “vacinas” usadas até os tempos atuais , porém ele não gostava do fato de que elas eram feitas a partir de bactérias e estava ansioso por substitui-las por um método mais suave, possivelmente baseado em plantas.
    Em 1928, durante um jantar comemorativo, observando os convidados, intuiu e compreendeu que eles se encaixavam em vários grupos de personalidades distintas.
    Numa manhã, caminhando em um campo orvalhado, pensou que cada gota de orvalho, atingida pelo sol, adquirisse as propriedades curativas da planta sobre a qual estavam depositadas. Este fato inspirou-o a desenvolver um método de preparo para as essências, utilizando água pura e sol. Em 1934 mudou-se para Mount Vernon, para uma pequena casa em Oxfordshire, onde continua sendo o Dr. Edward Bach Centre, até os dias atuais. Desenvolveu as 38 essências florais e o emergencial ( rescue remedy), e, em 1936, faleceu dormindo.
  
     A filosofia do Dr. Edward Bach
 
     A filosofia do Dr. Edward Bach é simples e profunda ao mesmo tempo, baseada na perfeição inata da natureza espiritual dos seres humanos. "A doença é uma reação às interferências. É um fracasso temporário, uma infelicidade, e ocorre quando deixamos que outras pessoas interfiram em nossos propósitos de vida, implantando dúvidas, medos ou indiferença." Dr. Bach definiu as sete áreas de conflito que interferem em nossa saúde, assim como os estágios de cura da doença: paz, esperança, alegria, fé, certeza, sabedoria, amor.
    
 
Leituras Recomendadas
 Bach,Edward. Cura-te a ti mesmo. Editora Pensamento, São Paulo.
 Barnard, Julian. Padrão de Energia Vital. Editora Aquariana, São Paulo, 1996.
 Paroni,Mara &  Paroni,Celso. Aprenda a ser feliz com os Florais de Bach. Prol editora e gráfica, São Paulo, 2003.
 Ransell,John. Florais de Bach - perguntas e respostas. Editora Campos, Ltda.Rio de Janeiro, 1994.
 


Comentários

  1. Bach quando sistematizou os florais trouxe à humanidade a possibilidade de autocura a partir do olhar para si mesmo e, como bem colocou a Dra Mabel, de uma forma suave.Os florais proporcionam excelentes resultados quando associados à prática odontológica.
    Susy Simões - Comissão das Práticas Integrativas e Complementares do CRO-DF.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grato pelo comentário Dra Suzy Simões! espero que tenha gostado e por favor ajude a divulgar. Abraços
      HelioSampaio Filho

      Excluir

Postar um comentário

POR FAVOR IDENTIFIQUE-SE AO COMENTAR

Postagens mais visitadas deste blog

Meditar, O Estar Bem, O Bem Estar consigo mesmo

Passos na areia, flutuações no mar