Dente: Manual do Proprietário



Você já imaginou se cada órgão do nosso corpo viesse com o manual do proprietário? Até poderia vir um manual completo... do corpo todo... Os pais agradeceriam imensamente. “quando chorar consulte item x da página 10”
Sem dúvida seria muito útil, mas como não acontece, vamos brincar um pouco e elaborar um pequeno manual (consulta rápida) do proprietário do dente. Poderia começar assim:
Parabéns! Você acaba de adquirir mais um produto com a marca Deus & Cia®. Nossos fabricantes trabalharam com zelo, dedicação e muito amor para que você pudesse usufruir de todos os benefícios de seu Dente.
 Seu dente é composto, na versão básica, de duas partes: uma exposta na boca, chamada coroa com formatos apropriados para cada função e outra que você não vê, mas muito importante chamada raiz.
Não entraríamos nos detalhes sobre as cores dos dentes, mas um adendo poderia explicar que as matizes variam do branco neve até o marrom claro, passando pelo cinza, que os nuances combinam sempre com seu tom de pele e que os excessivamente brancos nem sempre significam serem mais resistentes, às vezes ,pelo contrário.
A coroa sempre vem acompanhada de uma camada externa (protetora) denominada esmalte com um brilho inigualável (original de fábrica).
A raiz, imersa no osso da mandíbula e da maxila, foi desenvolvida para dar sustentação para o conjunto, equipada com um sistema de amortecedores chamados ligamentos periodontais, que dá  mais conforto e segurança nas suas mastigadas.
  Um equipamento muito útil que acompanha e é parte indispensável do conjunto é a gengiva que, em todas as versões é apresentada na cor rosa claro, com bordos finos e delicados.
 Ao menor vazamento (de sangue, no caso) ou alteração de cor (vermelho) procure uma autorizada (muito óbvia esta:- um bom dentista).
Alerta! Seus dentes foram projetados para mastigações de alimentos exclusivamente. O fabricante e a autorizada não se responsabilizam por mordidas em: tampas de caneta, unhas, abrir garrafa, grampos de cabelo, sacos plásticos ou outros materiais não comestíveis.
Seria importante também alertar que os condutores menores de idade que praticam skate, artes marciais, boxe e outros esportes radicais devem solicitar um protetor bucal extra – item opcional.
Sobre a garantia e manutenção
O formato apropriado já citado, o brilho do esmalte assim como a quantidade dos mesmos na boca, foi desenvolvido desde os tempos mais remotos e devem durar até o fim da vida, se obedecidas as condições básicas de limpeza e higienização.
O fabricante (Deus & Cia®) não se responsabiliza se não forem observadas as condições adequadas, que seguem:
1-    Utilize sempre escovas de cerdas macias, cabeça pequena associadas a cremes dentais (de sabor a sua escolha) o menos abrasivos possíveis, para não arranhar a pintura (oops!) digo o esmalte original.
       2-    Posicione a escova inclinada em 45° em relação a gengiva.

    3-    Faça movimentos curtos de vai e vem, horizontais , “varrendo” para baixo
         para cima depois de alguns segundos.
4-    É imprescindível utilizar fitas ou fios dentais para polir a superfície entre um dente e outro, para evitar corrosão!
5-    O objetivo desta faxina dental é remover da superfície do dente em toda a sua extensão uma substancia denominada Placa Bacteriana ou Bio Filme, que corrói o esmalte (cárie) ou produz sangramento do conjunto (gengivite).
6-    Se a citada Placa Bacteriana  não forem removidos várias vezes ao dia, existe a possibilidade e risco de danificar outros componentes do conjunto, tais como o osso e os ligamentos, o que tira a estabilidade total (periodontite) e haverá PT (em  tempo = Perda Total) do dente.
A manutenção preventiva é condição imprescindível para que não ocorram os problemas citados. Visite seu dentista regularmente!
Helio Sampaio Filho

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Meditar, O Estar Bem, O Bem Estar consigo mesmo

Passos na areia, flutuações no mar